A Ficha de Verificação de Serviço, a FVS, é uma lista de itens que precisam ser verificados na hora de executar e auferir a conclusão de um determinado serviço. Normalmente o termo está relacionado a uma atividade da Engenharia Civil, pois a FVS está muito inserida no contexto do PBQP-H, que é o programa de qualidade específico do setor, e possui níveis de certificação, no qual cada nível estabelece um número mínimo de serviços em obra que devem ser fiscalizados.
Um exemplo de FVS de Engenharia
A FVS deve ser organizada pelo tipo de atividade e ser objetiva e direta nos itens que devem ser fiscalizados. O responsável pela fiscalização deve receber um treinamento prévio para que compreenda profundamente todos os itens que devem ser fiscalizados e a importância de cada um. A FVS deve permitir a rejeição de determinados itens, assim como registrar pendências/itens não conformes, para serem tratados futuramente, arquivando todas essas tratativas.
Veja um exemplo de FVS de Engenharia do Arquis:
FVS digital x FVS física
O ideal é que a FVS de Engenharia seja preenchida de forma digital. Muitas empresas, no entanto, ainda trabalham com FVS física, seja em papel ou planilha, no qual gera dificuldade na rastreabilidade das FVS no futuro, assim como, na maioria dos casos, impede dela ser preenchida just-in-time, isto é, no momento que a atividade está sendo fiscalizada. Por conta disso, é comum que as equipes preencham as FVS posteriormente, desconstruindo totalmente o objetivo principal da FVS que é dar embasamento para quem está fiscalizando, passando a cumprir esse requisito meramente como conformidade dos procedimentos de qualidade, para seu arquivamento e compliance em auditorias futuras.
Recomendamos que opte sempre que possível pela FVS digital, acessível por smartphone ou tablets diretamente na obra, para que o preenchimento da FVS ocorra em tempo real com a fiscalização, trazendo os benefícios da qualidade para o dia-a-dia operacional da sua equipe, sem onerar com tarefas adicionais e manuais. Para gestão de obras, também é importante que a FVS, trabalhe com imagens fotográficas e/ou vídeos, para arquivar a evidência da situação que o serviço estava no ato da fiscalização. No módulo Engenharia do Arquis, por exemplo, trabalhamos com FVS 100% digital alimentada em tempo real.
Melhoria contínua no PBQP-H
Um dos pilares do PBQP-H é trabalhar com a melhoria contínua na qualidade da empresa, e isto está diretamente ligado à FVS, pois ao detectar problemas, em qualquer tempo, durante a obra ou até após a sua entrega, cumprindo a Garantia de Obra, podemos criar novos itens nas FVS da empresa, para que esses problemas não se repitam no futuro. Sem esta medida, os problemas serão esquecidos, sem a devida tratativa para que ele não volte a ocorrer.
Outra coisa é que toda não conformidade detectada na empresa, precisa ter duas soluções: uma ação corretiva, que é imediata, e uma ou mais ações preventivas, que vão previnir desse problema ocorrer no futuro. A criação de procedimentos e itens no âmbito de FVS vai trazer essa segurança preventiva para a organização no futuro.
Como criar todas as FVS?
Criar os procedimentos de FVS demanda tempo e trabalho técnico, precisando ser procedimentado de acordo com o tipo de atividade de obra que está sendo fiscalizado. Então, a concretagem de laje pode ter itens diferentes da concretagem de viga de transição e demandar serem checklists totalmente diferentes, e isso varia de acordo com os requisitos técnicos que o gestor quer estabelecer dentro da empresa. O PBQP-H não define quais serviços ou quais critérios especificamente devem ser seguidos na fiscalização, ficando a cargo da empresa estabelecer seus procedimentos como prefere.
Aqui no Arquis, nós temos a opção para os nossos clientes de adquirir nosso cadastro completo de FVS, com a fiscalização de mais de 130 serviços de Engenharia, permitindo uma rápida implantação desse processo, com o consequente aumento na qualidade e aderência da empresa às normas do PBQP-H.
Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvida sobre FVS na Construção Civil.
CTO da Softnix