O início do século 21 marca a popularização da internet, mas a revolução digital por si só, que adentrou a nossa sociedade no que chamamos de Era da Informação, ocorreu apenas após a popularização dos smartphones e do amplo acesso à internet móvel, permitindo que as pessoas estejam conectadas à internet de alta velocidade a todo instante, recebendo e enviando informações em um volume e velocidade jamais vivenciados em outras gerações.
A revolução digital anda de mãos dadas com a popularidade das redes sociais e dos canais de comunicação instantâneos, moldando de forma permanente a forma como as pessoas se relacionam, se comunicam e consomem conteúdos e informações. Com a Revolução digital, popularizou-se o conceito de "Web 2.0" (termo utilizado pela primeira vez em 2004), como segunda versão da internet, onde se concretizou tais impactos na sociedade.
Internet das Coisas
O IoT (Internet das Coisas) está cada vez mais popular, entregando às pessoas o acesso a gadgets e dispositivos que estão conectados de forma contínua a internet, gerando a cada momento números recordes de dispositivos tecnológicos conectados à web, sempre com o intuito de prover ao ser humano novos recursos, funcionalidades e acesso a informações e comandos. Até mesmo na Construção Civil o IoT já está sendo aplicado, cada vez sendo lançados equipamentos e dispositivos de monitoramento da obra que estão ligados à internet. Na Europa, por exemplo, já existem muitas obras públicas que são monitoradas em tempo real por drones auto-decoláveis que fazem upload dessas informações para servidores de interpretação, tratamento e rastreamento, gerando logs e relatórios técnicos de forma automática.
Sistemas de legado não conseguiram acompanhar as rápidas mudanças
É muito importante mensurar o que são os sistemas de legado, que estão em nosso uso no cotidiano, porém não conseguiram se adaptar a tal instantaneidade e mobilidade que a Web 2.0 requer e as pessoas, nos dias atuais, estão já habituadas. Nesta toada, o Arquis foi construído e projetado após a Revolução digital e trabalha com tais aspectos em dia, mantendo sua mobilidade (acesso por Smartphone), velocidade (acesso instantâneo à informação atualizada), assim como está longe de ser um sistema de legado, estando a par com as tecnologias mais modernas e atualizadas do mercado, garantindo sua superiodade frente à concorrência.