Em primeira reunião sob novo presidente do Bacen, Selic sobe 1%

Na primeira reunião do Copom no ano de 2025 e com a autoridade monetária já sob o comando do novo presidente do Bacen foi determinado o aumento da taxa Selic para 13,25% ao ano, consolidando um incremento de 1 ponto percentual.

Por Arquis
30/01/2025

O Copom (Comitê de Política Monetária) determinou a elevação da taxa Selic em 1 ponto percentual, na sua primeira reunião do ano, já liderada pelo novo presidente do Banco Central do Brasil. Com essa mudança, a Selic, taxa básica de juros da economia, passa a operar em 13,25% ao ano. A alta da Selic já era prevista pelo mercado e economistas estipulam que a Selic deve atingir ou até ultrapassar o patamar de 15% a.a. no decorrer deste ano.

O Copom tem determinado consecutivas altas da taxa em suas reuniões e tem sinalizado que novas altas ocorrerão nas próximas. A principal questão apontada que embasa esse aumento é o controle da inflação, diante do atual cenário adverso, e o ambiente externo desafiador, como a política econômica dos EUA:

Persiste uma assimetria altista no balanço de riscos para os cenários prospectivos para a inflação. Entre os riscos de alta para o cenário inflacionário e as expectativas de inflação, destacam-se (i) uma desancoragem das expectativas de inflação por período mais prolongado; (ii) uma maior resiliência na inflação de serviços do que a projetada em função de um hiato do produto mais positivo; e (iii) uma conjunção de políticas econômicas externa e interna que tenham impacto inflacionário maior que o esperado, por exemplo, por meio de uma taxa de câmbio persistentemente mais depreciada. Entre os riscos de baixa, ressaltam-se (i) impactos sobre o cenário de inflação de uma eventual desaceleração da atividade econômica doméstica mais acentuada do que a projetada; e (ii) um cenário menos inflacionário para economias emergentes decorrente de choques sobre o comércio internacional e sobre as condições financeiras globais.

Fonte: BCB

As reuniões do Copom pautam a mudança na taxa Selic e ocorrem a cada 45 dias. A próxima reunião deverá ocorrer nos dias 18 e 19 de março e a previsão é que ocorra uma nova alta de 1 ponto percentual. As atas da reunião são divulgadas, normalmente, na terça-feira posterior à reunião.

Arquis
Este post foi redigido pela equipe do Arquis. Ficou com alguma dúvida? É só nos enviar em [email protected] ;)